O dia a dia barulhento das cidades, somado a hábitos ruins como ouvir
música alta com fones de ouvido e, de quebra, ainda ter uma atividade
profissional onde se convive com ruídos em excesso são fatores que podem
levar o indivíduo à perda de audição, ao longo dos anos. Normalmente
não se percebe o quanto a exposição a esses ruídos diários pode ser
prejudicial à saúde auditiva, mas a verdade é que os sons muito altos
podem lesar as pequenas células ciliadas do ouvido interno.
A
perda auditiva gera muitos impactos. Além da difícil comunicação com os
familiares e um possível isolamento dos amigos, é preciso considerar o
aspecto econômico. A surdez pode trazer dificuldades na hora de
encontrar emprego.
Atividades desenvolvidas no próprio ambiente
de trabalho são, muitas vezes, as maiores causas de perda de audição.
Operadores de britadeira, trabalhadores de gráfica, DJs, músicos,
operadores de áudio em gravadoras e emissoras de rádio, operários de
fábrica sem a devida proteção, funcionários que atuam nas pistas de
aeroportos, entre muitos outros, estão expostos a ruídos intensos.
Prevenir a perda auditiva, porém, é possível com o uso do protetor
auricular que, em muitos casos, acaba sendo um acessório inseparável.
Os
jovens que costumam ouvir música com fones de ouvido devem tomar ainda
mais cuidado, porque nesses casos o som alto atinge diretamente os
ouvidos e a tendência é de perda de audição a médio e longo prazos,
dependendo do volume em que escutam a música e o tempo de exposição ao
barulho. Com isso, na hora de procurarem emprego, devem estar atentos
para possíveis problemas de perda de audição.
"Nós não
imaginamos, mas em um ambiente normal de trabalho, como um escritório, o
som pode chegar a até 70, 80 dB", diz Marcella Vidal, fonoaudióloga da
Telex Soluções Auditivas. A exposição continuada a sons acima de 85
decibéis pode levar à perda auditiva definitiva, com o passar do tempo.
Tanto que, para algumas atividades profissionais, a legislação determina
a utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Por
causa do barulho intenso do trânsito, pessoas que trabalham na rua
também correm o risco de sofrer uma perda auditiva induzida por ruído.
São policiais, ambulantes, motoristas de ônibus, motociclistas, motoboys
e guardas de trânsito, entre outros.
Dentro de um ambiente de
trabalho, a preocupação também deve ser grande. Trabalhadores de
indústrias, por exemplo, têm que ser submetidos a exames de audiometria
de seis em seis meses e, quando constatada alguma lesão, devem se
afastar daquela função. Já os músicos que trabalham com shows apresentam
danos na audição com certa frequência, já que o sistema de som costuma
ter mais de 130 decibéis.
Muitas pessoas procuram a Telex
Soluções Auditivas devido a dificuldades para ouvir decorrentes da
profissão que exercem, como relata a fonoaudióloga: "São comuns os casos
de pessoas que desencadearam uma perda auditiva por exposição ao ruído
intenso. Recebemos também em nossas lojas pessoas que trabalham com
música, que já possuem perda auditiva, e também aquelas que procuram
alguma solução para prevenir um possível dano", explica a fonoaudióloga.
Marcella
Vidal recomenda o uso frequente de protetores auriculares, que reduzem o
volume excessivo, propiciando uma audição mais confortável do som
ambiente. Os protetores da Telex, por exemplo, são feitos em acrílico e
moldados de acordo com a anatomia do ouvido de cada pessoa. Existem dois
tipos: o que diminui o barulho ambiente em 15 decibéis e outro que
reduz o ruído em 25 decibéis.
A realidade é que muitas portas
têm se fechado a candidatos considerados inaptos a uma vaga de trabalho
em função de alterações na audição. Em nosso país, a legislação exige
que o trabalhador seja submetido a exames admissionais e, entre esses
exames, os resultados da audiometria acabam sendo usados, ao contrário
de seu objetivo, para selecionar o trabalhador no momento da admissão. O
resultado é a existência de um contingente de trabalhadores com perdas
auditivas, dos mais diversos graus, que podem encontrar dificuldades de
reingressar em um novo emprego.
De acordo com a Organização
Mundial de Saúde (OMS), os ruídos são a terceira principal causa de
poluição mundial. A entidade registrou um aumento de 15% de surdez entre
a população do planeta.
FONTE: Telex Soluções Auditivas.
domingo, 6 de maio de 2012
DOU publica lei que regulamenta profissão de motorista
Agora é oficial. A profissão de motorista foi regulamentada dia 02/05 2012 em
todo país. Sancionada pela presidente Dilma Roussef, publicada no Diário
Oficial da União, a Lei 12.619/2012 regulamenta pontos como a jornada
de trabalho, o tempo de direção e descanso dos condutores.
Com a lei em vigor, começa a valer a proibição do trabalho por mais de quatro horas ininterruptas sem um intervalo mínimo de 30 minutos de descanso.
O trabalho poderá ser prolongado por mais uma hora até que o motorista encontre um local seguro para repousar. Está garantida também uma hora para as refeições. As regras sancionadas valem para profissionais que atuem no transporte de passageiros e de cargas.
De acordo com a regulamentação, entre as garantias, estão o intervalo mínimo para as refeições, o repouso obrigatório de 11 horas a cada 24 horas, e o descanso semanal de 35 horas. O motorista só poderá dar início a uma jornada com duração superior a 24 horas após o cumprimento integral do descanso.
Pela nova lei, os motoristas profissionais têm garantidos acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional; atendimento de saúde; isenção de responsabilidade por prejuízos patrimoniais causados por terceiros; e proteção do Estado contra ações criminosas durante o exercício da atividade.
A lei também impõe uma série de deveres aos motoristas, como manter-se atento às condições de segurança do veículo; conduzir com perícia, prudência e zelo; e respeitar os tempos mínimos de descanso.
Além disso, os profissionais são obrigados a se submeter a testes e a programas de controle de uso de drogas e de bebidas alcoólicas, instituídos pelo empregador.
O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e senador Clésio Andrade (PMDB-MG) considerou a lei que entra em vigor em 45 dias, uma conquista do setor transportador. "Foi uma vitória do diálogo entre empresários e profissionais, que construíram pelo consenso o texto finalmente aprovado pelo Congresso Nacional", afirmou.
O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Euvaldo Alves, se disse insatisfeito com a aprovação da lei, já que os principais itens de reivindicação dos rodoviários como aposentadoria especial em 25 anos de trabalho e jornada de seis horas de trabalho foi vetada do projeto.
Ele informou que o sindicato pretende, em conjunto com a Confederação Nacional de Trabalhadores em Transporte (CNTT), fazer uma manifestação em Brasília para que a lei seja revista.
A regulamentação deixou a categoria satisfeita. Há oito anos trabalhado como motorista de carreta, Edmilson José da Cruz, 30 anos, ressaltou que a lei vai trazer segurança para motoristas, principalmente para aqueles que trafegam com frequencia de um estado para outro. Ele, que viaja frequentemente de Minas Gerais para Salvador, disse que a regulamentação veio para melhorar a vida dos profissionais.
"Algumas empresas obrigam os motoristas a dirigir 20 horas por dia sem descanso. Muitas vezes os acidentes são provocados devido ao cansaço. Acredito que a partir de agora, nossas vidas terão mais segurança", destacou.
"Estou satisfeito com a aprovação da lei. Acredito que a partir de agora, com o descanso obrigatório, vai diminuir o número de acidentes nas estradas. Sem contar que vai ser bom para nossa saúde, já que vamos poder ter um momento de descanso. Faltou na lei a proibição de comissão que as empresas pagam aos motoristas no lugar do salário fixo.", afirmou o motorista Fabrício Gonçalves.
FONTE: Site Revista Preteção.
Com a lei em vigor, começa a valer a proibição do trabalho por mais de quatro horas ininterruptas sem um intervalo mínimo de 30 minutos de descanso.
O trabalho poderá ser prolongado por mais uma hora até que o motorista encontre um local seguro para repousar. Está garantida também uma hora para as refeições. As regras sancionadas valem para profissionais que atuem no transporte de passageiros e de cargas.
De acordo com a regulamentação, entre as garantias, estão o intervalo mínimo para as refeições, o repouso obrigatório de 11 horas a cada 24 horas, e o descanso semanal de 35 horas. O motorista só poderá dar início a uma jornada com duração superior a 24 horas após o cumprimento integral do descanso.
Pela nova lei, os motoristas profissionais têm garantidos acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional; atendimento de saúde; isenção de responsabilidade por prejuízos patrimoniais causados por terceiros; e proteção do Estado contra ações criminosas durante o exercício da atividade.
A lei também impõe uma série de deveres aos motoristas, como manter-se atento às condições de segurança do veículo; conduzir com perícia, prudência e zelo; e respeitar os tempos mínimos de descanso.
Além disso, os profissionais são obrigados a se submeter a testes e a programas de controle de uso de drogas e de bebidas alcoólicas, instituídos pelo empregador.
O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e senador Clésio Andrade (PMDB-MG) considerou a lei que entra em vigor em 45 dias, uma conquista do setor transportador. "Foi uma vitória do diálogo entre empresários e profissionais, que construíram pelo consenso o texto finalmente aprovado pelo Congresso Nacional", afirmou.
O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, Euvaldo Alves, se disse insatisfeito com a aprovação da lei, já que os principais itens de reivindicação dos rodoviários como aposentadoria especial em 25 anos de trabalho e jornada de seis horas de trabalho foi vetada do projeto.
Ele informou que o sindicato pretende, em conjunto com a Confederação Nacional de Trabalhadores em Transporte (CNTT), fazer uma manifestação em Brasília para que a lei seja revista.
A regulamentação deixou a categoria satisfeita. Há oito anos trabalhado como motorista de carreta, Edmilson José da Cruz, 30 anos, ressaltou que a lei vai trazer segurança para motoristas, principalmente para aqueles que trafegam com frequencia de um estado para outro. Ele, que viaja frequentemente de Minas Gerais para Salvador, disse que a regulamentação veio para melhorar a vida dos profissionais.
"Algumas empresas obrigam os motoristas a dirigir 20 horas por dia sem descanso. Muitas vezes os acidentes são provocados devido ao cansaço. Acredito que a partir de agora, nossas vidas terão mais segurança", destacou.
"Estou satisfeito com a aprovação da lei. Acredito que a partir de agora, com o descanso obrigatório, vai diminuir o número de acidentes nas estradas. Sem contar que vai ser bom para nossa saúde, já que vamos poder ter um momento de descanso. Faltou na lei a proibição de comissão que as empresas pagam aos motoristas no lugar do salário fixo.", afirmou o motorista Fabrício Gonçalves.
FONTE: Site Revista Preteção.
Assinar:
Postagens (Atom)