Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Resíduos Sólidos - Gestores estaduais debatem Política de Resíduos Sólidos

Secretários estaduais de Meio Ambiente de todo País estão nesta segunda-feira (28/2), em Brasília, para se informar sobre a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e sobre as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente para a questão. Um dos principais atores na execução da nova política, estados e municípios têm, por exemplo, até 2014 para se adaptar à nova lei, instituindo a coleta seletiva.
Na terça-feira (1º/3), os secretários participam de evento no hotel Saint Paul, a partir das 9h30, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA). No encontro será discutida a implementação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).
De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, Silvano Silvério, esse encontro com os gestores estaduais é fundamental para que todos conheçam profundamente a nova política.  A reunião tem inclusive um viés educacional, pois cumpre o papel de esclarecer sobre princípios, objetivos e instrumentos da PNRS e destaca as diretrizes relacionadas com a gestão integrada e o manejo dos resíduos sólidos .
O secretário informou que os gestores estão aprendendo que a política fornece a orientação de conteúdo, determinando o que deve constar do plano estadual
e exigindo que o poder público faça um diagnóstico e acompanhe os fluxos dos resíduos.  Tudo isso implicará em incentivo à reciclagem e aproveitamento, aumentando a coleta seletiva, entre outros avanços , disse.
Participam da reunião os secretários estaduais do Meio Ambiente de Alagoas,Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe, Acre, Ceará, Pará, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná e Rondônia e técnicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal.

FONTE: Envolverde.